Aqui no Portal D'Águia Fluorita, todas as quartas, às 8:00 horas da manhã, temos um encontro marcado com a Dança Circular Sagrada.
Um encontro muito especial com o Sagrado, quando colocamos o nosso coração e nos deixamos levar pela música e pelos movimentos da dança, que são expressos através de gestos com significados importantes.
Para conhecimento, as danças circulares sagradas são danças de roda de vários povos do mundo, como por exemplo: as danças indígenas do Brasil, as gregas, escocesas, celtas, israelitas, russas, húngaras, ciganas e outras.
Nessas danças percebemos a história e as tradições de um povo. Nelas estão embutidas inúmeras informações ancestrais que estão conectadas com a sabedoria universal.
Com o passar do tempo, na sua evolução natural, foi-se ampliando o leque e hoje outras danças também fazem parte deste repertório e são consideradas como "Sagradas". As Danças da Gestualidade, dos Florais de Bach, Oração e as que são criadas por orientação intuitiva ou coreografadas.
As danças são instrumentos de integração, celebração, autoconhecimento e autocura. Ajudam na abertura e expansão da consciência, e o grupo que pratica pode unir as forças e canalizar uma energia boa a todo o Planeta, enviando Paz, Harmonia, e Amor para o Mundo.
Excelente é o contato que a dança circular possibilita com o nosso mundo interior, a nossa essência, a essência do que realmente somos.
Participar da roda é também desenvolver qualidades e aptidões que desconhecíamos ou tínhamos pouco contato.
É estar presente no aqui e agora e identificar o que precisamos mudar e criar para realizar os sonhos.
A cada encontro que realizamos aqui no Portal, que naturalmente já é um espaço maravilhoso, cheio de paz e harmonia, percebemos o quanto as danças curam a nossa alma. Na simplicidade e leveza dos movimentos, ao som das lindas músicas e letras, notamos os benefícios recebidos, através da alegria, da energização e da meditação que as danças favorecem-nos.
Cada uma com sua melodia, ritmo, gestos, poder, atuando holisticamente na transformação de estados emocionais e físicos, naturalmente buscando o equilíbrio e bem estar e consequentemente melhorando a qualidade de vida de todos que se propõe a participar.
Quando colocamo-nos na presença de outras pessoas, unidos pelo círculo que por si só já tem uma grande força e energia, muitas vezes dando as mãos, ocorre no nosso estado de espírito algo muito belo e indescritível, que só podemos mensurar quando vivenciamos o êxtase que a roda de dança propicia.
A força do círculo é conhecida há séculos. É um poderoso símbolo de unidade e totalidade.
Quando unimos as nossas mãos, sentimos confiança e apoio mútuo.
Em um círculo não existe uma hierarquia, e as atitudes de competição são substituídas por atitudes cooperativas, onde os participantes do grupo podem ajudar a superar os erros uns dos outros, manifestando o melhor de cada um.
No círculo cria-se um espaço seguro para que os potenciais de cada pessoa possa aflorar.
Na proporção que vamos descobrindo as qualidades das danças, vamos desabrochando a essência do que realmente somos.
O mais cativante numa roda de dança é que todos estão dando o seu melhor, e assim fica mais fácil identificar os sentimentos, as potencialidades e as qualidades que ainda se encontram adormecidas no ser humano, auxiliando assim no desenvolvimento pessoal e espiritual de cada um.
As danças circulares sagradas são pura meditação em movimento.
A meditação é um estado de espírito onde a mente fica vazia das preocupações, e nesse estado a criatividade é mais fácil de aflorar. Assim sendo, deixamo-nos levar pela música e pelos passos que leva-nos a um tipo de vazio onde se tem a grande oportunidade de criar.
Ao dançarmos na roda, vamos abrindo o canal de percepção, a nossa intuição, e vamos descobrindo as dimensões em que essas danças atuam, e com isso mudando a nossa vida diariamente. Escutamos as mensagens, enxergamos os símbolos, e vamos além dos passos sentindo na simbologia dos mesmos o significado do movimento de cada uma.
O Portal está aberto para receber vocês que já apreciam as danças, bem como todos aqueles que estão buscando se reencontrar através de valores e sentimentos de paz, tranquilidade, leveza, e sobretudo Amor.
Sintam-se convidados e venham fazer-nos uma visita.
A Paz, a Alegria, a União, a Força, a Fé e o Amor estão sempre presentes num coração aberto e ávido pela Felicidade.
Que essa seja sempre a nossa meta maior, na nossa vida e na do próximo.
Um grande beijo pra todos vocês e um excelente final de semana!
Deixamos esse vídeo abaixo com essa música maravilhosa que a gente sempre dança aqui no Portal
Essa música fala de Gaia, a deusa da terra, a mais formosa.
Gaia
O lugar onde estou é sagrado
Sagrado é o chão
Florestas, montanhas, rios
Ouça sua canção
Grandes espíritos circulam ao meu redor
Quem eu sou é sagrado
Sagrados somos nós
Corpo, mente e emoção
Conectando você e eu
Grandes espíritos circulam ao meu redor
O que eu faço é sagrado
Sagrado é o meu caminho
Trabalhar e brincar juntos
Celebrando o dia
Grandes espíritos circulam ao meu redor.
Adorei o post...ficou muito bom
ResponderExcluirObrigada Tchesco!
ExcluirBeijão pra você!