domingo, 30 de junho de 2013

Arcanjo Miguel, "Quem Como Deus"!


Olá amigos e amigas queridas!
Boa tarde!
Falar de Miguel Arcanjo traz a nós uma satisfação enorme e muita alegria no coração.
Quando temos a certeza de que estamos protegidos e guiados por hierarquias espirituais superiores, a nossa fé cada dia mais é alimentada, e com isso, cada vez mais a certeza do caminho em que estamos.
Sentir de perto essa força de proteção é algo maravilhoso.
Arcanjo Miguel, Anjo de guerra do Senhor, e quando há uma ordem divina, Miguel e sua legião cumpre!

Aqui no Portal sentimos essa presença protetora do grande Arcanjo Miguel, que ajuda-nos na direção dos nossos trabalhos de cura, a fim de que possamos passar pelas batalhas com muita sabedoria e amor em tudo que nos foi confiado.

 No Salmo 91, Deus diz que " Daria ordem aos seus anjos para nos guardar, pois aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, debaixo de suas asas estará seguro".
Portanto, é muito importante que todos nós possamos estar habitando no Esconderijo do Altíssimo, porque esta é a condição para sermos protegidos, guardados e guiados com segurança neste mundo ainda de trevas e escuridão espiritual.

Habitar o Esconderijo do Altíssimo é ter o coração, a alma vivendo em dimensões amorosas ensinadas pelos grandes mestres espirituais. É ser um coração transformado pelo Amor e assim ter portanto a Consciência Espiritual Elevada.

Beijos a todos.




Oração ao Arcanjo Miguel


"Divino Anjo da Luz, Arcanjo Miguel. Anjo da espada azul. Venha a mim, necessito da sua ajuda. Chamo-o com amor, apareça agora e corte com sua divina espada azul todo pensamento negativo que tente se aproximar de mim. Corte toda energia negativa que possa estar ao meu redor para que eu, livre de qualquer força destrutiva, possa crescer em autoconfiança, paz e amor.

Divino Arcanjo Miguel, que eu possa sair triunfante no combate contra as tendências negativas, Que eu possa obter vitória na batalha contra o mal. Que eu sempre cresça em poder e força. Que só o bem me toque. Que eu seja um guerreiro que luta pela LUZ. Que eu possa me converter num vencedor a trazer ao mundo a mensagem do amor.

Que o Divino Mestre me acompanhe na jornada terrestre para que o bem em mim seja sempre triunfante.

Que eu seja transmutado, purificado e elevado para ser o filho que DEUS deseja.

Arcanjo Miguel, que sua espada azul seja minha companheira. Quero empunhá-la e percorrer os caminhos do mundo com a segurança de quem está protegido pelas forças do bem.

Amadíssimo Arcanjo Miguel, peço que me protejas das energias negativas do plano astral. Corte com sua espada azul toda influência negativa que chegue perto de mim. Quero ser livre. Reivindico meu direito de viver em liberdade física, emocional e mental.

Arcanjo Miguel, que sua proteção me acompanhe sempre: acordado ou dormindo, na vida e na morte, no inverno e no verão, ao amanhecer e ao entardecer.

Arcanjo Miguel, solicito sua proteção agora e para sempre."




O Poder de São Miguel.


Bendizei ao Senhor , mensageiros de Deus,
heróis poderosos que cumpris suas ordens,
sempre atentos à sua palavra. (Sl 102, 20)

“Miguel” em hebraico Mi-kha-el quer dizer “quem como Deus?”.

Era o protetor do antigo povo de Deus (Dan 10, 13.21), e que aparece agora como patrono e defensor da Igreja, o novo povo de Deus.





Aparição de São Miguel Arcanjo
no Monte Gargano na Itália.



Nos fins do século V, quando na Cátedra de São Pedro regia a Igreja o Papa São Gelásio, um pastor que apascentava seu gado no alto do Monte Gargano, na Itália, província da Apúlia, querendo obrigar um novilho a sair de uma caverna onde se refugiara, desferiu lá dentro uma flecha, a qual retrocedeu com a mesma velocidade, vindo ferir quem a lançara.

Este fato causou admiração nos que presenciaram este acontecimento e a notícia foi longe e chegou também aos ouvidos do Bispo de Siponto, cidade que ficava no sopé da montanha.

Julgou ele tratar-se de algum misterioso sinal da parte de DEUS e ordenou um jejum de três dias em toda a diocese, pedindo ao SENHOR se dignasse revelar-lhe do que se tratava. DEUS escutou as orações do Prelado e, passados três dias, apareceu-lhe o Arcanjo São Miguel declarando-lhe que o SENHOR queria que a ele, Anjo tutelar da Igreja, e aos outros Anjos, se edificasse naquela caverna, onde se manifestou o prodígio, uma igreja em sua honra, para reavivar a fé e a devoção dos fiéis no seu amor e proteção, como Anjo custódio da Igreja Católica.



Tendo o Bispo comunicado ao povo a visão que tivera e o que lhe fora pedido, foi ele próprio, com muita gente, observar o local. Encontraram uma caverna espaçosa em forma de templo, cavada na rocha, com uma fenda natural na abóbada, de onde jorrava a luz que a iluminava. Nada mais era preciso que pôr um altar-mor para celebrar os Divinos Mistérios. Levantado o altar, o Bispo consagrou-o. Todos os povos vizinhos acudiram para a cerimônia cheios de alegria e a festa durou vários dias.

Nunca mais até hoje se deixou de celebrar ali a Santa Missa, como também os outros ofícios litúrgicos, e DEUS consagra este lugar através dos séculos, com graças e milagres de toda a espécie, em favor dos que lá acorrem, doentes de corpo e alma, mostrando quanto Lhe é grata a devoção em honra do glorioso arcanjo São Miguel que defendeu, quando da revolta de lúcifer, a fidelidade ao DEUS Uno e Trino, soltando este grito: QUEM É COMO DEUS?


Santuário de São Miguel Arcanjo no Monte Gargano


O Santuário do glorioso Arcanjo na gruta do Monte Gargano, é considerado um dos mais célebres e devotos de todo o Mundo. A Igreja, para atestar este fato histórico, marcou para o Calendário Litúrgico Universal a Festa Comemorativa desta aparição, no dia 8 de maio. Esta festa foi obrigatória para toda a igreja até a nova reforma litúrgica após o Concílio Vaticano II. Atualmente, só é obrigatória na diocese de origem e em alguns calendários particulares.



Mais duas aparições no Monte Gargano


Dois anos depois da primeira aparição do Arcanjo São Miguel no Monte Gargano, quando da invasão da armada do rei godo Odoacro, São Lourenço, Bispo de Síponto, diocese a que pertencia Gargano, subiu ao local para pedir proteção a São Miguel que ali pedindo ao povo que o acompanhasse na oração e no jejum e se aproximasse dos Sacramentos da Confissão e da Comunhão.

Na aurora do dia 29 de setembro do ano 492, estando o Bispo em oração, apareceu-lhe São Miguel, prometendo-lhe a vitória mas dando ordens para que não se atacasse o inimigo antes das quatro horas da tarde, a fim de que o sol fosse testemunha do seu poder.

À hora fixada, os sipontinos saíram da cidade ao encontro dos bárbaros. O céu estava sereno. Mas eis que se ouviu um grande trovão, uma nuvem espessa cobriu o Monte Gargano. São Miguel desprendeu dessa nuvem flechas inflamáveis e fez compreender que a tempestade fustigava os bárbaros que, espavoridos, fugiram em debandada. Estas flechas não atingiram os sipontinos que perseguiam os invasores até perto de Nápoles.

O Bispo com o povo subiram à gruta do Arcanjo e todos viram, à entrada, os traços dos pés de um homem, gravados na rocha, indicando a presença de São Miguel. Com lágrimas nos olhos, todos beijaram comovidos estes traços, que eram testemunhas da presença angélica que os defendera.


Terceira Aparição

A terceira aparição de São Miguel deu-se deste modo: No dia 8 de maio de 493, São Lourenço, o Bispo de Siponto foi com o povo ao Monte Gargano, à entrada da gruta, para agradecer a DEUS, a aparição de São Miguel. Tinha um grande desejo de lá entrar para celebrar o Santo Sacrifício da Missa, mas por respeito, não entrou.

Como o Papa São Gelásio se encontrava numa localidade perto, onde fora no seu múnus pastoral, mandou-lhe emissários a expor-lhe o assunto de transformar a gruta num santuário.
O Santo Padre disse que se devia escolher o dia 29 de setembro, dia da vitória sobre os godos, para se dedicar a igreja localizada na gruta, fazendo dela um templo em honra a São Miguel e aos Anjos.

Recomendou que se fizessem preces públicas para conhecer a vontade do Arcanjo. Estas preces foram ouvidas e São Miguel apareceu pela terceira vez a São Lourenço, Bispo de Siponto, e disse: "Cessa de pensar mais, decide-te a consagrar a minha gruta que euescolhi para meu domínio e que consagrei com os meus Anjos; tu verás os sinaisardentes desta consagração, a saber: a minha imagem colocado por mim, o altaredificado pelos Anjos, meu manto e minha Cruz. Esta noite, tu e mais sete bispos,entrareis na minha gruta para aí rezardes com a minha assistência. Amanhã celebraráso Santo Sacrifício da Missa e comungarás com o povo. Haveis de ver quantas bênçãos espalharei neste tempo."

Tudo se fez como São Miguel recomendou. Penetrando na gruta, viram a imagem milagrosa de São Miguel lutando contra lúcifer, o altar armado com uma Cruz de cristal com cinco palmos, um manto cor de púrpura, símbolo do Amor de DEUS, e no fundo uma fonte milagrosa.

O Bispo celebrou a Missa, deu a Sagrada Comunhão ao povo. Em seguida, mais três altares foram consagrados na gruta. O Papa mandou então que este fato passasse a ser celebrado na Igreja Universal no dia 29 de setembro de cada ano.

Lugar sagrado e célebre

A Basílica de São Miguel no Monte Gargano, é a única no Mundo que ele próprio e os seus Anjos consagraram.
Este local é ainda hoje um dos mais célebres da cristandade e onde se realizam mais conversões e curas do corpo e da alma. A assistência religiosa está atualmente confiada aos filhos de São Bento, os monges beneditinos.



Invocação - oração ao Arcanjo Miguel

Miguel, que trabalhais para o resplendor da verdade,
Peço que vossa proteção permaneça comigo.

Eu a receberei como um privilégio, sempre respeitando sua proteção,
Recebendo-a de maneira verdadeira.

Permita que caminhe sempre com dignidade,
Afaste de mim as idéias perversas,
Faça de mim um amigo,
Que sempre compreende e nunca julga os erros alheios.

Peço, amado Arcanjo Miguel, que ajude a vencer meus inimigos,
Que estão presentes na minha vida,
Nas formas materiais e espirituais,
Conscientes ou inconscientes.

Peço para que os expulse
Pois a verdade é vosso signo.

Permita, arcanjo Miguel,
Que através da imposição da sua espada,
Possa conferir-me a proteção que necessito.

Afaste de mim todo tipo de maldade,
Sortilégios ou sentimentos de vingança.
Peço também para curar
Todas as enfermidades físicas e espirituais no meu corpo.
Meu coração está ligado a vossa energia
Que é a minha verdade.

Faça de mim, um mensageiro fiel da suprema verdade de Deus.
Salve amado arcanjo Miguel,
Amém.

Monica Buonfiglio



São Miguel vem representado com uma espada de dois gumes, a Verdade e a Justiça!

Acompanhando esse vídeo abaixo podemos meditar e fazer a limpeza de 21 dias de Arcanjo Miguel.
Esse é um trabalho de fé e de separação de todo mal das nossas vidas.
Que todos possam estar fazendo, e através dessa limpeza mudarmos a nossa consciência espiritual.
Uma ótima semana a todos vocês!




quinta-feira, 27 de junho de 2013

Reiki, O Que É?

Boa noite amigos queridos do blog!
Muitas pessoas ainda não conhecem essa poderosa energia de cura que é o Reiki.
Esse texto explica como os conhecimentos dessa energia chegaram para nós, uma breve explicação da terapia Reiki.
Desejamos a todos um ótimo final de noite, com muita paz, amor e esperança no coração!
Beijão pra vocês...


Mikao Usui

No final do século XIX, Mikao Usui, um monge japonês e estudioso das religiões, procurava respostas sobre o método de cura que Jesus e Buda usavam em seu tempo. 





Percorreu parte da China e Índia nesta busca, (algumas versões falam que chegou a ir para os Estados Unidos) mas foi no próprio Japão, em um monastério budista, que achou a resposta em pergaminhos escritos em sânscrito por um monge.

Nestas escrituras, Usui tomou contato com a técnica do Reiki, passando longos anos estudando-a.
Porém, uma coisa era conhecer a técnica, a outra era saber como ativar a energia necessária à aplicação da técnica. Usui decidiu meditar e jejuar como os antigos e subiu o Monte Koriyama no Japão, passando 21 dias em meditação e, para contar o tempo, colheu 21 pedras que descartava no final de cada dia. 

No final do vigésimo primeiro dia, viu luzes que o atingiram no chakra do terceiro olho (parte frontal da testa, entre as sombrancelhas) e visualizou a formação dos símbolos do Reiki através das luzes. Ficou insconsciente e, ao despertar, sentiu-se revigorado apesar dos dias que passou em jejum. Este foi o primeiro sinal que recebeu de que havia conseguido ativar a energia.


Ao descer do Monte Koriyama, feriu um dos dedos do pé e instintivamente colocou a mão sobre o machucado, curando-se. Este foi o segundo sinal.

No pé da montanha, entrou em uma casa que servia refeições aos peregrinos e fez uma refeição normal, mesmo tendo passado 21 dias em jejum à base de água, e não sentiu-se mal. Este foi o terceiro sinal.
Percebendo que a atendente que o serviu, trazia um lenço amarrado pressionando o queixo e a cabeça, Usui indagou o motivo, e ela lhe disse que estava com dor de dente. Usui colocou a mão sobre sua face e a dor cessou. Quarto sinal.

Chegando ao mosteiro soube que seu amigo e mestre do monastério, havia sido atacado por uma crise de artrite, foi visitá-lo e lhe aplicou a imposição das mãos, curando-o da crise. Este foi o quinto sinal de que havia conseguido ativar a energia, e a chamou de Reiki.




Nesta época, no Japão, as pessoas doentes ou debilitadas, viviam juntas em uma determinada região e eram mantidas com a ajuda do resto da população. Usui instalou-se numa destas regiões, e passou a aplicar e ensinar a técnica gratuitamente. Percebeu que algumas pessoas se curavam e mesmo assim voltavam à vida de pedintes que estavam acostumadas, enquanto outras prosseguiam em seu caminho.

Intrigado, perguntou a eles como estavam passando. Recebeu várias respostas, mas no fundo sempre a mesma. Estavam bem melhores, mas começar uma vida nova exigia muito trabalho, muita responsabilidade, pedir dinheiro nas ruas era bem mais simples.

Essa mentalidade entristeceu muito o Dr. Usui, que entendeu, então, que não é suficiente curar só a nível físico, o espírito também precisava ser incluído no processo curativo. Entendeu então porque os monges ressaltavam a cura do espírito. Baseado nessa sua experiência com os mendigos de Kioto, ele delineou três pontos quanto à cura Holística.

1. Cure o espírito em primeiro lugar.

2. Cure o corpo.

3. O verdadeiro miserável é aquele que não conhece a gratidão.

Foi nessa época que o Dr. Usui entendeu as correlações entre as doenças e o processo de aprendizado, o valor da saúde, o propósito da responsabilidade, da gratidão e das leis de troca de energia. Ele decidiu então, para beneficiar as gerações futuras e instruir adequadamente os que fossem iniciados no Reiki, transmitir suas experiências e realizações e aí ele escreveu as Cinco Regras ou Princípios do Reiki:

1. Hoje, não se irrite.

2. Hoje, não se preocupe.

3. Hoje, seja agradecido por todas as bençãos.

4. Hoje, trabalhe honestamente.

5. Hoje, seja gentil com todos os seres vivos.


A partir de então, o Dr. Usui, vestido como um monge, peregrinou pelo Japão levando consigo uma lanterna acesa. Quando questionado sobre o que fazia, respondia que estava a procura de pessoas que buscavam a luz, pessoas tristes, deprimidas e sofredoras que desejavam se curar de suas dores. Ele convidava e ensinava a todos que estivessem dispostos a ouvir. 


Ele tornou-se um grande curador e sempre reconheceu que não era ele quem curava, mas sim a energia de Deus que passava através dele.






O QUE É REIKI

É a energia natural, harmônica e essencial a todo ser vivente. É a dádiva da Luz às criaturas vivas. Reiki é a energia vital (KI), direcionada e mantida pela sabedoria universal (REI).


Energia Vital





Energia Vital canalizada pelo Reikiano



O QUE É ENERGIA VITAL




Quando você dorme sua respiração se mantém, seu coração continua batendo e irrigando sangue por todo o corpo. A energia vital anima seu corpo e o mantém, independente de sua consciência. Já pensou a gente ter que ficar dando ordens para a mente, coração, órgãos, etc....Não teríamos tempo para fazer mais nada.

Muitos aqui podem dizer que isso é reflexo condicionado, pois o cérebro não dorme e por isso mantém as funções do corpo. Mas, o cérebro não pode comandar um exército de órgãos mortos (sem energia), pois estes já não responderiam aos comandos cerebrais. Apesar de ser uma parte central e vital de nosso corpo, o cérebro não sobrevive sozinho e é incapaz de manter a vitalidade de um corpo, senão em conjunto com o restante dos órgãos.




Quando o cérebro pára, ocorre a morte cerebral, e a consequente perda das funções dos outros órgãos do corpo, e isso é o decreto oficial de "morrer" para a nossa sociedade.

A medicina moderna só atesta a morte de uma pessoa quando o cérebro deixa de funcionar ou o coração pára de bater. O que mantém o coração batendo ou o cérebro em funcionamento é a energia da vida. Portanto, um órgão sem receber energia, pára de funcionar, assim nosso corpo sem a energia vital KI é um corpo sem calor, sem vida.

Só passamos a perceber essas funções quando adoecemos. Aí percebemos e sentimos na própria pele que algo conosco está errado.
Essa desarmonia vêm em forma de mal-estar ou dor e aí percebemos que precisamos reequilibrar nosso organismo. A dor portanto, é um grito que o organismo dá para pedir socorro.



TODO SER VIVENTE POSSUI UM SEGUNDO CORPO, CHAMADO CORPO VITAL




Corpo Vital


Corpo vital, também chamado de duplo etéreo envolve e atravessa todo corpo físico e seus órgãos, ultrapassando em aproximadamente 2,5 cm de espessura o corpo físico.
O corpo vital é responsável pela absorção da energia vital captada do meio ambiente através dos chakras e milhares de pequenos canais (meridianos) que conduzem a energia através de todo o corpo físico.



Distribuição da energia vital por todo o corpo através dos chakras


Este corpo armazena a energia necessária à saúde do corpo físico, podendo perdê-la em contato com ambientes não saudáveis ou com pessoas energeticamente desequilibradas. A perda constante de energia e a não reposição através da exposição ao sol e a ambientes naturais, como o campo e o mar podem causar várias doenças.


Através da respiração absorvemos oxigênio para o corpo físico e energia (Prana) para o corpo vital e isso nos proporciona boa saúde e bem estar ao abastecer o corpo físico na medida que precisamos.
O termo REI que compõe a palavra Reiki, se refere e esta sabedoria natural, de manutenção da vida que independe da nossa consciência para nos nutrir e revigorar



COMO AGE O REIKI






LOCALIZAÇÃO DOS SETE CHACRAS PRINCIPAIS





O Reiki age através dos chakras e da aura.
Chakras são centros energéticos que estão em movimento circulatório e contínuo formando uma espiral de energia. Por meio deles, o corpo energético ou vital dos seres vivos troca energia com o exterior.
Possuímos centenas de chakras, alguns grandes e outros pequenos como pontos energéticos, e milhares de meridianos por onde corre toda a energia que nos mantém.

São sete os principais chakras e estão ligados à várias partes do corpo, regendo o funcionamento dos órgãos e glândulas através do recebimento e liberação de energia.
Os chakras podem sofrer lesões, como fissuras e obstrução. Podem ficar desalinhados e desequilibrar totalmente uma pessoa, propiciando o aparecimento de doenças físicas ou emocionais. Mas também podem ser restaurados através de meditação, radiestesia, cromoterapia, passe espírita e uma série de outras terapias.

A energia Reiki restaura e alinha o equilíbrio dos chakras, harmonizando-os para que possamos receber a energia da natureza sem nenhum tipo de obstrução, através da luz solar, do ar, da água, da terra, de pessoas e de todo o meio em que vivemos.

A Aura é um campo de energia que circunda o corpo protegendo-o como um envoltório de luz. Este envoltório pode ir de poucos centímetros até 3 ou 4 metros. Pessoas iluminadas possuem auras extensas, ultrapassando 5 metros em todas as direções.



Beleza e Luz da Aura de duas pessoas que se amam


Quando estamos alegres a aura se expande e quando estamos tristes a aura se retrai.




Além da extensão, a cor da aura também é determinante para se conhecer o estado emocional e de saúde de uma pessoa. Quando estamos doentes, a aura diminui e sua cor adquiri tonalidades escuras, tornando-nos suscetíveis de sofrer ataques por parte de energias desarmônicas, que tendem a a agravar ainda mais o nosso estado.

Aqui a gente vê a importância de sempre entrarmos em contato com boas energias, com pessoas equilibradas, com as coisas boas da vida, com pensamentos e sentimentos bons para com os outros, com a harmonia da natureza, etc...

Hoje em dia já é possível fotografar a aura através da foto Kirlian e isso nos ajuda muito na análise do nosso estado físico e emocional.






A aura, assim como os chakras, podem sofrer rupturas e lesões ou ser penetrada por energias negativas, que também ocasionam doenças e desequilíbrios. Pode apresentar vincos, círculos ou fissuras, indicando vários tipos de doenças já somatizadas ou em desenvolvimento.


Aura doente

A aura é o reflexo da alma, ela mostra o real estado da pessoa através da cor, da intensidade, da extensão e da textura. Pode ser limpa e fortalecida, mas refletirá sempre a essência do ser, aquilo que somos, e o que não conhecemos de nós mesmos. Em alguns casos, onde há ruptura da aura, é necessário um tratamento mais intensivo, e cuidados especiais até que a parte rompida seja restaurada e fortalecida.

O Reiki restaura, limpa e fortalece a aura, coloca a pessoa em contato com a fonte do qual se originou, e a reintegra com a natureza através de uma harmonização, limpeza e fortalecimento dos campos físico, emocional, mental e espiritual.



Fluir para equilibrar
( Brilhar, Aquecer, Refletir, Resplandecer )



A boa música nos põe em sintonia com um alto campo vibracional, e essa vibração reverbera harmonizando todas as células do nosso corpo, permitindo também que a nossa mente atraia somente pensamentos e emoções condizentes com uma excelente saúde "holística".




Gayatri Mantra


O Gayatri Mantra é o mais glorificado dos mantras dos Vedas. Ele se dirige ao Onipotente Criador, aquele que gerou toda a vida no Universo, que é simbolizado por Savitri – O Sol, por isso é também chamado de Savitri Mantra. Refere-se não ao Sol físico que sustenta a vida na Terra, mas ao Grande Sol além de todos os sóis, que sustenta toda a Criação.
Ele é um mantra supra-religioso, feito para toda Humanidade, sem nenhuma direção religiosa.


OM BHUR BHUVAH SWAH
THAT SAVITUR VARENYAN
BHARGO DEVASYA DHIMAHI
DHIO YO NAH PRACHODAYAT


OM - O som primordial. O Poder do Supremo que engloba a criação, a preservação e a destruição. O som que se propaga por si mesmo, divino e onipotente.
BHUR (denso) - A Terra. O primeiro dos sete lokas superiores (mundo ou campo de experiência, ou nível de evolução espiritual). Refere-se ao mundo físico, constituído de matéria densa.
BHUVAR ou BHURVAH (sutil) - O Astral, ou o segundo loka, constituído de matéria sutil.
SWAR ou SWAH (celestial) - O Causal, ou o terceiro loka – o plano celestial.


Podemos entender que BHUR BHUVAH SWAH refere-se aos três planos da criação. BHUR – o plano físico. 
BHUVAH - O plano astral. 
SWAH – o plano espiritual.
TAT SAVITUR VARENYAN significa algo como “que possamos receber essa luz sagrada”. Ser o receptor dessa luz.
BHARGO DEVASYA DHIMAHI que na contemplação (dessa luz ) a nossa mente se ilumine
DHI YO YO NAH PRACHODHYAT – que essa luz possa iluminar todos os planos da nossa existência. (Bhur – Bhuvah e Swah).

Não temos aqui uma tradução literal, e sim uma tentativa de compreender a essência do seu significado. Que talvez seja mais ou menos:


Ó Gloriosa Luz que ilumina os três mundos
(físico, astral e espiritual)
Que possamos receber o teu esplendor e a tua gloria
Iluminando a nossa mente
Nós te suplicamos!








A ARTE DE SER LUZ



"Somos estrelas de bem-aventurança.

Cada um de nós é um sol.

Pensar nisso é evocar essa luz.

Sentir-se irradiante nesse mundo - tão cheio de pessoas carregando mágoas e expostas a diversos tipos de suscetibilidades energéticas -, é tornar-se rico de possibilidades espirituais.

Ser consciente dessa luz é viver em abundância interna.

A matéria é energia condensada. E a energia é matéria sutilizada.

Logo, tudo é energia em graus variados de densidade.

Por isso, os mestres herméticos da antiguidade diziam que ‘tudo é luz!'

E eles estavam corretos: luz é vida; é movimento; é vibração; é energia.

A energia reflete o que pensamos, sentimos e fazemos uns com os outros.

A qualidade da nossa energia depende da qualidade de nossa manifestação - interna e externa -, na vida.

Quem vibra com o que faz, irradia uma energia que impulsiona aos outros na direção dos mesmos interesses e afinidades.

E o semelhante atrai o semelhante...

Então, quem quer mais luz, que seja luz!"

- Wagner Borges -






P.S.:

"O que anda no teu alento e brilha nos teus olhos, é prana*.

Vemos, ouvimos, apalpamos, saboreamos, cheiramos e pensamos por meio do prana.

O sorriso de uma bela mulher, a melodia de uma música e as palavras do orador nascem do prana.

Prana é energia."

- Swami Vivekananda -



- Nota:* Prana - do sânscrito - sopro vital; força vital; energia.







sexta-feira, 21 de junho de 2013

Distúrbios Psíquicos E A Visão Holística!

Boa tarde pessoas queridas do blog!
Hoje queremos falar um pouquinho aqui, numa abordagem mais holística e natural sobre distúrbios psíquicos. Com esse termo pretendemos designar aqueles transtornos que implicam alterações de ordem psicológica ou mental., muitas vezes acompanhados de problemas orgânicos variados, como as psicoses (maníaco-depressiva e esquizofrenia) e as neuroses (histeria, neurastenia, fobias, obsessões, crises de angústia, depressão e melancolia), plena ou parcialmente caracterizadas como tal.




As psicoses distinguem-se das neuroses, fundamentalmente por comprometerem as características básicas da personalidade do indivíduo, além de provocar um desligamento gradual ou drástico na relação indivíduo realidade, chegando até a destruí-la.





Já a neurose tende mais a acirrar esta relação indivíduo realidade, tornando-o geralmente rígido nos seus padrões de conduta e relacionamento.
Os distúrbios psíquicos podem ter, segundo as mais diversas correntes, origem numa predisposição constitucional, na hereditariedade, em experiências traumáticas, nos conflitos ansiosos e, de acordo com estudos recentes, na deficiência de certas vitaminas e minerais no organismo.






Para a sua eclosão contribuem as condições da vida moderna, marcada pela agitação, a falta de tranquilidade e segurança, o isolamento, o sedentarismo, a má qualidade do ar e dos alimentos, etc.
Combinado a um estilo de vida em grande desarmonia com as necessidades naturais, o emprego desenfreado de drogas calmantes, que intoxicam o organismo, limitando ainda mais sua capacidade de assimilação e eliminação, ajuda a agravar este quadro.





A medicina natural, à qual se incorporam certas correntes psiquiátricas e psicanalíticas, atua de maneira decisiva na solução de muitos desses distúrbios, orientando a busca do equilíbrio total, físico, mental, e espiritual do homem.
Sabe-se hoje que a questão da alimentação é imprescindível nos tratamentos e cuidados necessários para se tratar essa questão.
Hoje temos grande colaboração da psiquiatria ortomolecular, ou seja, o tratamento dessas enfermidades através da administração de grandes doses de vitaminas, ou ainda, nas palavras de seu principal articulador, o químico Linus Pauling, "mediante a provisão do ambiente molecular ótimo para a mente", especialmente a concentração ótima de substâncias presentes normalmente no corpo humano.






O problema é que alguns são a favor de megadoses de vitaminas, mas juntamente com essas megadoses alguns médicos administram simultaneamente outros métodos terapêuticos, entre os quais se encontram os tranquilizantes, as drogas antidepressivas, a terapia eletroconvulsiva, dietas sem cereais e sem exercícios físicos.






Vale aqui a possibilidade de se tratar somente com as altas concentrações de vitaminas, o que tem sido respaldado por algumas experiências de seriedade irrefutáveis.
Nessas pesquisas e desencontros de entendimento da medicina, cada um defendendo as suas teses, não se pode esquecer que um indivíduo que apresenta algum distúrbio de ordem psíquica, como qualquer outro tipo de doença é um ser também espiritual, emocional e mental, e isso jamais podemos deixar de levar em consideração.






A Medicina Holística teve um crescimento muito grande aqui no Ocidente à partir dos Hippies que difundiram a questão do bem estar da alma e do indivíduo, trabalhando a mente, a paz e o amor.
Pessoas com sentimentos e pensamentos conturbados tem grandes possibilidades de desenvolverem vários tipos de doenças.
Hoje fala-se muito em estilo e qualidade vida, e alguns pesquisadores da Stanford University concluíram que os fatores que prolongam a vida são os seguintes:

♥ Assistência Médica (10%)
♥ Genética (17%)
♥ Meio Ambiente (20%)
♥ Estilo de Vida (53%)






Um dado muito importante pesquisado pelo Dr. Fernando Antonio Luchese, cardiologista gaúcho, afirma que 70% das mortes que ocorrem por infarto, AVCs e Câncer, tem as mesmas causas abaixo listadas:

1º Emoções
2º Genética
3º O que comemos
4º O que bebemos
5º O que respiramos

Por aí a gente vê a importância do amor, das emoções bem trabalhadas dentro de nós, do equilíbrio de pensamentos, que podem ou não traduzir em emoções positivas ou negativas à saúde, manifestando em comportamentos psíquicos alterados e desequilibrados, que podem somatizar transformando o indivíduo, excluindo-o muitas vezes do convívio social, dos relacionamentos interpessoais, familiares, etc.




A emoção é uma descarga de energia que começa no cérebro e segue em direção ao corpo.
O seu corpo é o local onde deságua a emoção experimentada.
Possuímos um sistema energético formado pela bioenergia e pela psicoenergia. A bioenergia é gerada à partir da nutrição, ou seja, é assimilada por intermédio dos alimentos, da água, do ar, da prática de atividades físicas e é a responsável pelo funcionamento do nosso organismo. Sua emanação pode ser observada através de fotografias feitas com a Câmera Kirlian, sob determinadas condições.





A psicoenergia, por sua vez, é gerada por nossos pensamentos (que desencadeiam as emoções e os sentimentos), pelo nosso subconsciente e pelo ambiente exterior a nós.
Não existe um aparelho que pode comprovar os resultados nas pessoas tratadas de forma holística, mas quantitativamente podemos analisá-los. E o resultado é bárbaro.





Ter saúde é saber lidar com o conjunto de fatores que afetam todos os dias a nossa vida espiritual, emocional, mental e física.
É também conseguir estar na teia da vida que nos prende e nos obriga a canalizar energias pra encontrar soluções, mantendo o equilíbrio do estado Psíquico e Emocional.
O Terapeuta Holístico é somente um facilitador da busca interior dessas soluções, de ajudar a enxergar a estrada da volta pra casa, simplesmente ajudando o indivíduo que está em tratamento a perfazer o caminho do próprio coração.






Ser totalmente Feliz nos faz lembrar da frase "Mens sana in corpore sano" ("mente sã num corpo são").
É uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal. No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):



"Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são. 

Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte.
Que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza.
Que suporte qualquer tipo de labores, 
Desconheça a ira, nada cobice 
E creia mais nos labores selvagens de Hércules do que nas satisfações nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental. 
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio. 
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude."





A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.


O importante que ao analisar qualquer interpretação que pudéssemos fazer à respeito do que o poeta Juvenal queria dizer nesta frase, cairemos no óbvio de que o indivíduo não pode se separar em pedaços e de que a saúde perfeita deve se completar na mais perfeita ordem e equilíbrio psicoenergético.





O Portal D'Águia Fluorita deseja a todos um ótimo final de semana, com muita Paz, Harmonia, e Felicidade!
Beijos a todos...








sexta-feira, 14 de junho de 2013

Como Viver Bem? Dr. Edward Bach Explica!


Bom dia pessoas queridas!
É com enorme, enorme prazer que falamos hoje aqui no nosso blog sobre essa pessoa maravilhosa que foi o médico inglês Dr. Edward Bach, responsável pela descoberta das suas 38 essências florais e que nos deixou um legado de conhecimento e estudos para nos desenvolvermos como Alma aqui na Terra.
Um exemplo de Homem, uma pessoa iluminada!!!


Dr. Edward Bach

O aprendizado através do uso das Essências Florais é um guia tremendo para seguir o caminho do Amor, trabalhando os nossos "Eus" que muitas vezes brigam entre si e nos trazem consequências negativas na saúde, nos relacionamentos pessoais e portanto na vivência desta atual existência.


Seja de um jeito ou de outro, qualquer coisa que venha nos tirar a paz, deixa-nos de certa forma abalados. No entanto, não podemos e nem devemos fazer dos problemas algo que venha nos derrubar, mas se temos um problema, seja ele qual for, as perguntas sempre devem ser essas: O que eu tiro de aprendizado com tudo isso?
Em que estou falhando? 
O que eu preciso reconhecer em mim que dificulta a minha vida, me adoece e me deixa triste?


Evoluindo no caminho da Luz


Perguntas como estas, de questionamentos pessoais guiam-nos pelo caminho de entender primeiramente que Nada, absolutamente Nada fica jogado no Universo, tudo tem um porquê.
Esse Entender é o primeiro passo que devemos dar pra tudo na Vida...!!!


Alguns produtores de Florais do Dr. Bach


Só para vocês conhecerem um pouquinho da história desse grande curador e como foi a sua trajetória nessa descoberta.


Aos 20 anos, em 1906 entrou em Medicina na Faculdade de Birmingham e se formou em 1912, com 26 anos. Trabalhou no Hospital Universitário de Londres, onde recebeu vários títulos, como o de Patologista, e graduou-se em Saúde Pública em 1914. De 1912 a 1930, foi um grande médico, cientista e pesquisador.


Em 1917, quando tinha 31 anos, e trabalhava nos Laboratórios do Hospital Universitário, em Londres, ele teve uma forte hemorragia digestiva, foi levado com urgência para uma cirurgia e deram-lhe somente três meses de vida. Mas ele não aceitou o diagnóstico, porque sabia que tinha um papel a cumprir e que não teria tempo suficiente em três meses

Nesse período, ele lutou com toda Vida que tinha dentro de si e percebeu que quando se tem um forte propósito de vida e determinação, consegue-se vencer qualquer dificuldade e restabelecer a própria saúde.
Isso foi um sinal de que ele deveria mudar alguma coisa em seu modo de ver o mundo, porque sua energia não estava bem direcionada. A partir daí, iniciou um cobrança violenta por uma grande Transformação Interna, para descobrir seu real papel pelo coletivo.




Assim como o Dr. Bach, que teve um problema de doença, deveríamos ser nós no sentido de ir pelo mesmo caminho, o caminho do nosso coração, a volta para dentro de si, na intenção de saber qual é o nosso real papel no coletivo.

Não foi somente o Dr. Bach que foi escolhido para deixar esse legado para a Humanidade, das 38 Essências Florais, mas todos nós temos um papel nesta vida, uns são mais expressivos, outros menos, mas ninguém passa por aqui sem deixar alguma coisa e aprender algo de bom.


Florais de Bach



Algo por demais interessante é saber que ninguém recebe um nome por acaso!
Isso é muito curioso, aliás é até bíblico, lembrando que Abrão (Pai das Alturas) teve seu nome modificado por Deus, tornou-se Abraão (Pai de muitas nações).
Sarai (Deus é príncipe), esposa de Abraão, teve seu nome mudado por Deus para Sarah (Princesa). Nome digno de esposa de um "pai de muitas nações"
Jacó (Suplantador, aquele que luta e vence) também teve seu nome mudado por Deus, e passou a ser Israel (Príncipe), porque como Príncipe lutou com Deus.

Agora vejam o significado do nome de Edward Bach:

Dr. Bach teve que assumir o Porquê de seu nome.
O nome Bach vem do indo-europeu e tem dois significados:

♥ Bagh - Significa Fonte de Água, derivou Bagha = riacho, e daí veio a palavra Bach do alemão = Fonte.

♥ Bagh - em persa (uma das divisões do indo-europeu) significa Jardim. No início era o Jardim de Rosas, que é o mais parecido com o Jardim do Éden (Paraíso).

Portanto, Bach tem dois significados: Jardim e Fonte.





Edward é de origem teutônica, significa "Aquele que precisa ser o guardião alerta de seus sentidos".
Ele teve que aprender a abrir seus sentidos superiores (Intuição e Percepção). Quando entrou em seu Jardim Interno, vislumbrou e sentiu a essência de suas flores e bebeu a água da Fonte de Inspiração.


Somente quando ele começou seu trabalho interno, vencendo a morte pela transformação em vida do seu próprio corpo, pôde começar seu trabalho coletivo. Assumiu sua individualidade, o que ele sempre enfatiza para que cada pessoa descubra e cumpra com seu individual, que nunca imite ninguém, que o outro só nos sirva de Luz.

Era um grande Herbalista!




Ensinava que o Terapeuta Floral precisava aprender a cultivar seu Jardim Interno e depois ser o "Jardineiro de Almas" para tocar o coração do outro e liberar o Amor, fazendo com que cada pessoa cultive seu próprio Jardim Interno.

Sabemos que a Humanidade está agora na Era de Aquário e cobra a nossa "Participação na Vida", que vivamos bem o presente, assumamos o papel individual e lembremos do surgimento do planeta Chiron, cuja Consciência está se despertando dentro de cada um de nós.

Ele resgata o "Arquétipo do Curador" que cada um tem dentro de si.





Dr. Bach, como uma pessoa iluminadíssima, sentiu seu Chiron na segunda fase do trabalho das flores, quando foi se conscientizando dessa energia cósmica e liberando-a.
Se naquela época Dr. Bach já sentia isso, o que diríamos de hoje? A vida cobra isso da gente.
Em tudo podemos notar a energia de cobrança de cura. Cura espiritual, mental, emocional e consequentemente física.





Portanto, o exemplo do Mestre Bach é o de um homem cientista que se tornou um Mestre de Luz pelo seu trabalho interno e depois pelo coletivo, até a sua volta à Luz.
Os mestres que fazem o auto-sacrifício em nome da Luz, voltam e permanecem na Luz.
Essa é uma breve história desse homem especial que nos inspira muito, um exemplo de vida, de dedicação, e principalmente de resiliência.







Assim deve ser a nossa vida, apesar dos pesares. Que cada Ser descubra essa Luz Interna, para dar Vida e Criação ao seu Jardim pessoal.
Que possamos iluminar o caminho das pessoas que passam pela nossa vida, que nos procuram como terapeutas, e que essa seja a nossa maior tarefa aqui neste planeta, colaborar com a Luz em nome do Amor Maior....Desenvolvendo o nosso Chiron, nosso lado curador, acreditando sempre na Providência Divina pra tudo que estivermos passando.





Beijos no coração de cada um de vocês e abaixo está um pouquinho da Filosofia do Dr. Edward Bach, algo importantíssimo pra gente ler, meditar e refletir muito sobre a vida e as nossas questões pessoais.
Esperamos de coração, que a cada dia mais todos nós possamos crescer no Amor Maior e nesse Aprendizado de Vida, porque gente, a única coisa que podemos levar daqui é essa certeza de partir com um coração mais leve, mais amoroso, mais feliz e digno de todas as coisas superiores, as quais inevitavelmente chegarão com todo o aprendizado que obtemos aqui na Terra.
Um ótimo final de semana pra todos, e que a música possa estar sempre presente na nossa vida, nos ajudando a nos religarmos constantemente com o nosso Eu Superior, a fim de guiar-nos cada dia mais nesse caminho de Luz!!!








Princípios básicos escritos pelo Dr. Bach.


Dr. Bach tinha alguns princípios básicos mostrando que o Homem possui:

♥ Uma Alma - que é o seu eu real
♥ Um Espírito - seu Ser Divino
♥ Um corpo - templo terreno desta Alma.

O Espírito Dr. Bach chamou-o de Eu Superior, que é imortal guarda toda a sabedoria, e é onde está nosso Centro da Vida.
Ele não sofre, é só Luz, só Amor, é o início e o fim, a nossa parte Divina. O homem busca tocá-lo, desenvolvendo sua Espiritualidade ou sua Religiosidade, isto é, o seu Religare, que é o conectar do seu Eu Superior com o seu eu inferior.
O Eu Superior tem a Consciência. O nosso eu inferior é a nossa personalidade, dentro dele está o nosso corpo, o nosso Ego e todos os nossos meios de conexão com a existência (nosso corpo físico-mental-psíquico). Durante a existência, ele desenvolve seu processo físico-mental consciente da Vida.

Nossa Alma é a intermediária entre nosso eu inferior e o nosso Eu Superior.
Ela sofre quando nossos dois Eus não trabalham em conjunto.
A alma habita dentro e ao redor de nós, dirige nossas vidas da maneira que ela deseja e tanto quanto consentimos, sempre nos guia, nos protege e anima. Ela deixa passar a Vida da Essência para os nosso corpos.

A nossa Alma sofre quando se afasta da Essência, da Vida e do Amor, fazendo o nosso corpo sofrer junto.
Podemos pensar na Alma como um princípio feminino que alguns chamam de Psiquê. Ela anima o corpo através da união com ele, que vai se tornando consciente.

Existe o princípio universal do Amor, que muitos chamam de Eros, que é um princípio masculino. Durante a nossa existência, ocorre a busca da nossa Alma pelo Amor, só que é um longo caminho de aprendizado e, geralmente, esse caminho é sofrido.

A Alma manifesta isso por meio de "Sintomas da Alma", que são universais e podemos perceber que se repetem em qualquer tempo e espaço. Dr. Bach percebeu e descobriu o meio de ajudar as pessoas nesse sofrimento, para conseguir o aprendizado da Alma viver o Amor na Existência.


Foi observando e sentindo as pessoas e o seu sofrimento da alma que chegou ao seu caminho de Cura. Sentindo o "sofrimento da Alma" vamos buscar qual a Porta que deve ser aberta para que a Alma consiga entender a sua experiência, aceitar e transformar o seu sofrimento, caso ela queira.

Só assim ela vai receber um grau de Consciência (que vem do seu Eu Superior) e vai trazer isto para sua mente consciente (eu inferior). Assim os dois Eus vão se comunicar e ela vai entender a experiência desse momento de sua existência. A Alma só aprende uma experiência quando recebe a Consciência que vem do seu Eu Superior e ilumina o seu consciente (do eu inferior).

Receber Consciência é receber Vida e Amor, isto porque tudo vem da nossa Essência, que faz parte da Essência Universal.

Quando a Alma abre uma Porta de um Arquétipo de Cura, terá ação conforme sua bagagem de experiências anteriores. Por exemplo, quando se abre a Porta da culpa (vamos trabalhar a culpa do presente e todas as outras que vivenciamos en outras situações, para ter um entendimento global da vivência e não só do momento).

Devemos observar como reagir em todas as situações:

♥ Entender
♥ Aceitar
♥ Transformar
♥ Liberar o Amor e a qualidade que vem da sua Essência.

Essas quatro etapas valem todas as Portas.

A vida manifesta-se em nosso corpo através da Alma, que anima e traz a Vida da Essência Divina para o nosso corpo físico, que tem o importante papel de veículo para o Espírito e a Alma aqui na existência, mantendo-se em suas necessidades básicas e vitais.

O nosso eu inferior (a personalidade) é a nossa parte mortal. O que se torna imortal são as nossas experiências da Alma com Consciência, que vão se agregar aos conteúdos do nosso Eu Superior. A Alma vem à Terra para realizar certas tarefas de aprendizado na existência, ter Consciência de sua vivência terrestre para liberá-la para outras etapas.

O sofrimento faz parte do crescimento da Alma. Ela vem aqui para desenvolver virtudes que lhes faltam, extinguir tudo que é defeituoso dentro de nós e avançar em direção à perfeição de nossa natureza.

Cada Alma sabe e escolhe o ambiente e suas circunstâncias que ajudaram a trabalhar suas limitações, transformando-se e cumprindo sua verdadeira Missão. Cada pessoa nasce com uma carta astrológica, um padrão que o coloca em um local e certa convivência, circunstâncias necessárias para seu crescimento. A primeira etapa é a pessoa descobrir suas limitações, as maiores cristalizações, que é preciso vencer, entendendo, aceitando e transformando.

A segunda etapa é a liberação das virtudes que temos por trás dessas limitações, principalmente o Amor, que traz Vida e Consciência, para podermos cumprir o nosso papel de Alma.


Fonte: Livro Participando da Vida com os Florais de Bach (Carmem Monari)