sexta-feira, 7 de junho de 2013

Verde, cor que tranquiliza, cura e relaxa!




Boa tarde a todos vocês amigos e amigas do nosso blog.
Como muitos de nós sabemos, o verde é uma cor que tranquiliza bastante as pessoas.
É a cor predominante na natureza, e esse é um dos fatores que faz com que possamos nos sentir bem e relaxados quando estamos em meio ao verde, num local de moradia, passeio ou em espaços de tratamentos de saúde onde a presença da natureza permite uma total e completa harmonia e um bem estar enorme.
É a cor que impera nas matas e florestas do nosso verde Brasil, nas plantas do nosso jardim e nas águas do mar.









Aqui no Portal D'Águia Fluorita, o contato permanente com a natureza e a interação do nosso espírito com a cor verde por todos os lados é um dos fatores mais agradáveis e gratificantes da nossa localização, ou seja, estamos localizados numa região rural, a 5 minutos da cidade de Holambra - SP, com muitas plantas ao nosso redor, uma pequena mata, com riacho, pássaros, cavalos no pasto e muita luz do sol a iluminar e dourar o ambiente nos finais de tarde, tornando o bem estar recebido das terapias algo muito mais prazeroso e benfazejo.


O verde por si só já é um convite para se equilibrar e restabelecer as forças.


Mandala de ervas e de cristais!

Nosso musicoterapeuta André tocando uma linda música, para contemplarmos o riacho, a cachoeirinha e o barulho da água.
Fazer dessas horas uma terapia de relaxamento é algo extremamente prazeroso, uma delícia!





Verde que te quero ver-te...!!!
Como é repousante...!!!
A cor verde é associada à esperança, e até na nossa bandeira é a cor predominante, simbolizando as nossas extensas matas.





Como é uma cor que representa o equilíbrio, o verde pode ser usado em todos os ambientes de uma casa. Ele ativa as energias tranquilizadoras e leva para dentro de casa, através das cores da parede, dos móveis e objetos, e das plantas, a sensação de paz, tranquilidade e harmonia.






Essa cor cria uma atmosfera muito envolvente que vem carregada de boas energias, e é muito bom ser usada no banheiro, que é o local da nossa higiene e purificação através do banho, pois eleva a energia desse local. Então é legal colocar objetos como toalhas de rosto e de banho nesse tom, ou pintar algum detalhe nessa cor.









Na sala, é bom termos plantas, um vaso é o ideal, mas como nem sempre é possível, podemos ressaltar o uso do verde nas tintas e nos papéis de parede, em quadros que retratam bem essa cor, com pinturas de matas ou abstrações em que o verde esteja bem destacado.











Está relacionada com a saúde e a cura. Podemos lembrar que muitos hospitais costumavam pintar o seu interior nessa cor, muito presente também em uniformes dos enfermeiros e lençóis de cama.








As "Verdinhas da Barra" que levam alegria às enfermarias do Hospital Lourenço Jorge, no RJ.





No quarto, além de ser uma cor muito bonita, tem também efeito terapêutico, porque relaxa, traz tranquilidade e um bom repouso à noite, permitindo o descanso do corpo e principalmente da mente.






Na cromoterapia é uma das cores mais usadas, porque possui características calmantes, frescas e relaxantes, sendo ideal para cura de pressão alta e stress.















Sala de trabalho harmonizada com os benefícios da cromoterapia



Ligada ao chacra cardíaco, favorecendo os relacionamentos e o equilíbrio entre o emocional e o racional, os chacras inferiores e superiores, restaura a confiança e a fé.






O verde se caracteriza pela união do amarelo com o azul. O amarelo simboliza o sol, a energia vibrante, e o azul está ligado à sabedoria e a espiritualidade. Assim sendo, a cor agrega em si características dessas duas cores, porém mais equilibrados, fazendo a ligação do quente com o frio, entre a expansão e a introspecção.






No Feng Shui e na Medicina Tradicional Chinesa está relacionado ao elemento madeira, sendo as plantas o seu representante natural.










Trabalha a saúde do local e das pessoas.
Embora seja indicado para todos os ambientes da casa, é sempre bom lembrarmos das variações da cor verde, do mais clarinho ao mais forte, portanto vale ressaltar que o seu uso em paredes do interior da casa, sofás, tapetes, cortinas, almofadas, deve ser nos tons claros de verde, pois senão podemos ter um efeito depressivo, caso seja usado nos tons fortes. Se torna enjoativo.






O tom de verde claro sempre vai tranquilizar quando usado dentro de casa.
Agora, na natureza, percebemos vários tons de verde que se harmonizam entre si. E juntamente com o azul do céu, são as cores que mais equilibram e relaxam.






Em locais externos que são bem iluminados e extensos, podemos fazer uso dos tons verdes escuros com mais liberdade.






E para finalizar esse post, uma vez que o verde é tudo isso de bom, e muito mais...e que devemos visualizar bastante essa cor, o Portal D'Águia Fluorita não poderia deixar de compartilhar uma mensagem de Marcos Formiga, à respeito da nossa Floresta Amazônica, cuja beleza é indescritível e cujo "verde" é fabricante de ar puro, saúde e vida para o nosso planeta tão amado!

Um beijo pra todos vocês, e um excelente final de semana!



"Somente o desenvolvimento com preocupação social e ecológica poderá conduzir a um manejo racional e economicamente produtivo da região. E se a presente geração não levar em conta os fenômenos que ameaçam a preservação da Amazônia será julgada cúmplice e omissa pelas gerações futuras."Marcos Formiga - Membro-Profissional da "World Future Society", (www.wfs.org) a mais conceituada instituição mundial em Estudos do Futuro, sediada nos Estados Unidos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar em nossa página! Em breve responderemos...!