sexta-feira, 21 de junho de 2013

Distúrbios Psíquicos E A Visão Holística!

Boa tarde pessoas queridas do blog!
Hoje queremos falar um pouquinho aqui, numa abordagem mais holística e natural sobre distúrbios psíquicos. Com esse termo pretendemos designar aqueles transtornos que implicam alterações de ordem psicológica ou mental., muitas vezes acompanhados de problemas orgânicos variados, como as psicoses (maníaco-depressiva e esquizofrenia) e as neuroses (histeria, neurastenia, fobias, obsessões, crises de angústia, depressão e melancolia), plena ou parcialmente caracterizadas como tal.




As psicoses distinguem-se das neuroses, fundamentalmente por comprometerem as características básicas da personalidade do indivíduo, além de provocar um desligamento gradual ou drástico na relação indivíduo realidade, chegando até a destruí-la.





Já a neurose tende mais a acirrar esta relação indivíduo realidade, tornando-o geralmente rígido nos seus padrões de conduta e relacionamento.
Os distúrbios psíquicos podem ter, segundo as mais diversas correntes, origem numa predisposição constitucional, na hereditariedade, em experiências traumáticas, nos conflitos ansiosos e, de acordo com estudos recentes, na deficiência de certas vitaminas e minerais no organismo.






Para a sua eclosão contribuem as condições da vida moderna, marcada pela agitação, a falta de tranquilidade e segurança, o isolamento, o sedentarismo, a má qualidade do ar e dos alimentos, etc.
Combinado a um estilo de vida em grande desarmonia com as necessidades naturais, o emprego desenfreado de drogas calmantes, que intoxicam o organismo, limitando ainda mais sua capacidade de assimilação e eliminação, ajuda a agravar este quadro.





A medicina natural, à qual se incorporam certas correntes psiquiátricas e psicanalíticas, atua de maneira decisiva na solução de muitos desses distúrbios, orientando a busca do equilíbrio total, físico, mental, e espiritual do homem.
Sabe-se hoje que a questão da alimentação é imprescindível nos tratamentos e cuidados necessários para se tratar essa questão.
Hoje temos grande colaboração da psiquiatria ortomolecular, ou seja, o tratamento dessas enfermidades através da administração de grandes doses de vitaminas, ou ainda, nas palavras de seu principal articulador, o químico Linus Pauling, "mediante a provisão do ambiente molecular ótimo para a mente", especialmente a concentração ótima de substâncias presentes normalmente no corpo humano.






O problema é que alguns são a favor de megadoses de vitaminas, mas juntamente com essas megadoses alguns médicos administram simultaneamente outros métodos terapêuticos, entre os quais se encontram os tranquilizantes, as drogas antidepressivas, a terapia eletroconvulsiva, dietas sem cereais e sem exercícios físicos.






Vale aqui a possibilidade de se tratar somente com as altas concentrações de vitaminas, o que tem sido respaldado por algumas experiências de seriedade irrefutáveis.
Nessas pesquisas e desencontros de entendimento da medicina, cada um defendendo as suas teses, não se pode esquecer que um indivíduo que apresenta algum distúrbio de ordem psíquica, como qualquer outro tipo de doença é um ser também espiritual, emocional e mental, e isso jamais podemos deixar de levar em consideração.






A Medicina Holística teve um crescimento muito grande aqui no Ocidente à partir dos Hippies que difundiram a questão do bem estar da alma e do indivíduo, trabalhando a mente, a paz e o amor.
Pessoas com sentimentos e pensamentos conturbados tem grandes possibilidades de desenvolverem vários tipos de doenças.
Hoje fala-se muito em estilo e qualidade vida, e alguns pesquisadores da Stanford University concluíram que os fatores que prolongam a vida são os seguintes:

♥ Assistência Médica (10%)
♥ Genética (17%)
♥ Meio Ambiente (20%)
♥ Estilo de Vida (53%)






Um dado muito importante pesquisado pelo Dr. Fernando Antonio Luchese, cardiologista gaúcho, afirma que 70% das mortes que ocorrem por infarto, AVCs e Câncer, tem as mesmas causas abaixo listadas:

1º Emoções
2º Genética
3º O que comemos
4º O que bebemos
5º O que respiramos

Por aí a gente vê a importância do amor, das emoções bem trabalhadas dentro de nós, do equilíbrio de pensamentos, que podem ou não traduzir em emoções positivas ou negativas à saúde, manifestando em comportamentos psíquicos alterados e desequilibrados, que podem somatizar transformando o indivíduo, excluindo-o muitas vezes do convívio social, dos relacionamentos interpessoais, familiares, etc.




A emoção é uma descarga de energia que começa no cérebro e segue em direção ao corpo.
O seu corpo é o local onde deságua a emoção experimentada.
Possuímos um sistema energético formado pela bioenergia e pela psicoenergia. A bioenergia é gerada à partir da nutrição, ou seja, é assimilada por intermédio dos alimentos, da água, do ar, da prática de atividades físicas e é a responsável pelo funcionamento do nosso organismo. Sua emanação pode ser observada através de fotografias feitas com a Câmera Kirlian, sob determinadas condições.





A psicoenergia, por sua vez, é gerada por nossos pensamentos (que desencadeiam as emoções e os sentimentos), pelo nosso subconsciente e pelo ambiente exterior a nós.
Não existe um aparelho que pode comprovar os resultados nas pessoas tratadas de forma holística, mas quantitativamente podemos analisá-los. E o resultado é bárbaro.





Ter saúde é saber lidar com o conjunto de fatores que afetam todos os dias a nossa vida espiritual, emocional, mental e física.
É também conseguir estar na teia da vida que nos prende e nos obriga a canalizar energias pra encontrar soluções, mantendo o equilíbrio do estado Psíquico e Emocional.
O Terapeuta Holístico é somente um facilitador da busca interior dessas soluções, de ajudar a enxergar a estrada da volta pra casa, simplesmente ajudando o indivíduo que está em tratamento a perfazer o caminho do próprio coração.






Ser totalmente Feliz nos faz lembrar da frase "Mens sana in corpore sano" ("mente sã num corpo são").
É uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal. No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):



"Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são. 

Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte.
Que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza.
Que suporte qualquer tipo de labores, 
Desconheça a ira, nada cobice 
E creia mais nos labores selvagens de Hércules do que nas satisfações nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental. 
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio. 
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude."





A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.


O importante que ao analisar qualquer interpretação que pudéssemos fazer à respeito do que o poeta Juvenal queria dizer nesta frase, cairemos no óbvio de que o indivíduo não pode se separar em pedaços e de que a saúde perfeita deve se completar na mais perfeita ordem e equilíbrio psicoenergético.





O Portal D'Águia Fluorita deseja a todos um ótimo final de semana, com muita Paz, Harmonia, e Felicidade!
Beijos a todos...








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar em nossa página! Em breve responderemos...!