Bom dia amigos e amigas do Portal!
Analisando a vida, as circunstâncias, os problemas que cada um de nós enfrenta, dá para entender que muitas vezes somos obrigados a colocarmos, de certa forma, máscaras para nos proteger e nos guardar de tudo.
Isso até que é normal, por ser a princípio uma defesa natural e instintiva.
Só que, muitas vezes, por essas máscaras trazerem um certo "conforto e paz", não significa que o problema ou a dificuldade não esteja lá, ela só está camuflada e o que é pior.....Escondendo-nos de nós mesmos, e afastando-nos da nossa própria alma.
Quanto mais distante de nós mesmos e da nossa essência, mais cascas e couraças vamos agregando ao redor da nossa alma, fazendo com que ao longo do tempo, nem mesmo a gente se reconheça.
Agrimony, uma das essências florais do Dr. Bach, é a aquela que permite ficarmos frente a frente com o que somos. Coloca-nos frente a nossa identidade verdadeira, limpa e sem máscaras!
Também é usado como floral catalisador em quadros muito confusos onde as emoções mais profundas precisam ser afloradas, para derrubar essas máscaras ou disfarces, sejam eles conscientes ou não, dando uma aparência de falsa alegria.
O que devemos fazer para tirar a máscara?
A Bíblia revela-nos uma passagem muito sábia que devemos ter em nossas mentes e praticar no dia a dia, em 1 Cor 11.28 diz: “Examine-se pois, o homem a si mesmo”.
Tirar a máscara não é fácil, mas livra-nos de um peso, do incômodo das bagagens, dos medos. Estarmos de cara limpa nos traz benefícios, como o privilégio que teve Moisés, que ao descer do monte Sinai resplandecia o seu rosto, pois estava na presença de Deus, ou seja, cheio da Luz Maior.
Entrar em contato com a Luz Maior, é entrar em contato com a sua Essência Divina, afinal somos seres espirituais.
Agrimony é o floral que ajuda-nos a fazer aquilo que precisamos fazer e não conseguimos, ou não temos coragem.
Ele limpa os venenos das emoções negadas. Trabalha nosso elemento água, limpando as emoções e sentimentos mal resolvidos.
O que é maravilhoso na terapia floral do Dr. Bach, é que ele descobriu como ajudar-nos a enxergar as nossas sombras e assim conseguirmos ter o autoconhecimento necessário para fazer as devidas mudanças que impedem de nos curarmos.
É por isso que nós terapeutas falamos e buscamos sobre o autoconhecimento, pois já é mais do que momento de reconhecermos quem somos, de expor a nossa consciência a Deus e rever os nossos atos praticados, e principalmente os que necessitam ser praticados e não são.
Só conseguimos obter a cura que queremos, seja ela física, emocional, espiritual, e mental se despertarmo-nos para entender que mais cedo ou mais tarde, inevitavelmente, todos serão "desmascarados" e depararemo-nos com a nossa essência, portanto precisamos conhecê-la.
Isso é muito bom e confortante, traz alívio, por deixarmos de sustentar uma aparência enganosa, para com os outros, mas essencialmente com nós mesmos.
Quantas pessoas que tem buscado mais o autoconhecimento tem se melhorado na questão de saúde física, emocional, e espiritual. Isso é altamente gratificante, porque os fardos da vida delas tem sido aliviados. Quem conhece a verdade, sente uma profunda libertação da alma.
Tantos mistérios para conhecer a verdade, e ela está dentro de cada um de nós. As pessoas buscam fora e se esquecem que o caminho é de volta para sua casa interior.
Existe uma frase de Carl Gustav Jung que diz:
"Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta!"
Esse é o papel do Agrimony, quando sentimos que precisamos ser verdadeiros conosco mesmo e assumir as nossas emoções que estão envenenadas.
Sempre que as pessoas negam o que sentem, ficam angustiadas.
O padrão das pessoas Agrimony negativas mostra pessoas muito carentes, que necessitam receber muito afeto e aprovação dos que o rodeiam.
Desde pequena é aquela "boazinha" para todo mundo, acaba aceitando tudo, apanhando sem reagir, não tem defesa; coloca máscaras para agradar todo mundo, menos a ela mesma. Para ela, só importa estar no meio dos outros, não consegue ficar solitária.
Tem o medo da solidão, do abandono, da perda afetiva. Acaba até aceitando uma traição pelo medo de não encontrar outro, pois não suporta ficar sem companhia. Por exemplo: faz que não sabe da traição, porta-se como se tudo estivesse bem, mas por ser falsa e fraca, vai perdendo o companheiro porque ele vai procurar fora uma pessoa verdadeira.
Ele nunca se entrega totalmente em uma relação, só dá uma pontinha de si mesma, não mergulha profundo por medo de se machucar, perder o outro ou ele perceber quem ela é realmente. É quando o perde, pelo medo da entrega afetiva.
Possuem uma grande insatisfação perante a vida.
A insatisfação é gerada pela falsidade, porque "foge de si mesma" e não quer ver a Verdade, levando ao vazio que sente dentro do peito ou no estômago ou até ao vazio existencial.
Buscam preencher esse vazio em fugas e vícios.
O Agrimony tem o papel de trazê-las de volta para si!
Além de todas as dificuldades interiores, um dos maiores problemas ultimamente, que fazem com que as pessoas usem as suas máscaras, são os padrões da sociedade, que as pessoas buscam manter, mas só que não é a sociedade que impõe-nos padrões, somos nós mesmos que, com medo de sentirmo-nos diferentes e discriminados sofremos com isso.
É um viver na falsa aparência....Um eterno enganar-se!
Só por curiosidade e conhecimento, no teatro clássico feito pelos gregos, eles geralmente usavam máscaras chamadas dehupokrisis (grego) ou hypocrisis (latim). Ambas palavras significam representar ou fingir. No decorrer da peça teatral, os artistas usavam máscaras para simbolizar as emoções dos personagens. É daí que vem o símbolo do teatro com duas máscaras, uma alegre e outra triste.
"Os teatros gregos de Cura, como em Epidauro, serviam principalmente para as pessoas representarem o papel em que elas tinham problemas na vida, como parte da terapia de cura. Os sacerdotes diziam: um tem que assumir a máscara da tristeza, o outro, a máscara da raiva.
A pessoa vivenciava no teatro aquilo que estava fazendo mal para ela, colocando para fora. Eram representados aspectos, que a maioria das pessoas necessitava naquele momento, em forma de comédia ou tragédia; era o teatro como método terapêutico."
Um trabalho quase que parecido com as Constelações Familiares hoje.
Então queridos amigos e amigas, pensemos com muito cuidado à respeito disso tudo, e a terapia floral é bárbara, um potente aliado de cura dos males, que por falta de conhecimento, ou força, fé, nós mesmos acabamos dificultando a nossa vida.
Ser Holístico é também se abrir para o novo, para o conhecimento que nos tem chegado e dar a si uma chance de mudar e ser Feliz.
Que tenhamos sempre em mente que o que importa nessa vida, é buscar dentro de si uma resposta para a pergunta sobre o que cada um de nós veio fazer aqui na Terra, e não canse de buscar os meios para obter essa resposta, o seu coração te guiará, uma vez que este seja o seu desejo. Como uma escola, a vida colocará todos os mestres necessários para fazer você despertar...
Um dia você verá que é uma delícia e um prazer enorme buscar, e buscar, e buscar.
É o que a gente faz aqui no Portal D'Águia Fluorita!
Quanto mais buscamos e introjetamos as respostas, mais ainda outras perguntas surgem, e isso vai completando-nos de tal maneira que a cada dia mais sentimo-nos plenos e totalmente saciados com a grata oportunidade de trocarmos nossos conhecimentos e nos purificarmos das mazelas da Vida.
E quer conforto maior do que as palavras do Mestre Jesus quando revelou-nos a fórmula da felicidade, as Bem Aventuranças, e uma delas é que seriam bem aventurados os puros de coração, porque veriam a Deus.
Isso é maravilhoso, pois ao nosso ver esse encontro se dá dentro de nós mesmos, pois acreditamos que Deus está em toda parte e em todas as pessoas.
Acreditamos porque encontramos, por isso não podemos deixar de compartilhar com todos vocês a alegria e a paz que sentimos ao nos achegarmos à Luz.
Desejamos de coração que todos possam estar felizes nesse momento, e agradecidos por essa escola que é a nossa existência atual, matriculados no melhor curso que podemos fazer, a dança da Vida.
Beijão a todos e um ótimo final de semana!
"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."
Charles Chaplin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar em nossa página! Em breve responderemos...!